AVISO DE PRIVACIDADE DO CANDIDATO- R&S
Última atualização: Maio de 2024.
1. OBJETIVO
Este aviso de privacidade explica quem somos, como coletamos, compartilhamos e tratamos seus dados pessoais, os direitos que você tem sobre eles e como você pode exercê-los. Para nós, é fundamental manter a privacidade e a segurança dos dados pessoais dos candidatos que se candidataram a uma de nossas vagas ou que consideramos interessados em trabalhar conosco. Os dados pessoais em todos os momentos serão tratados de acordo com os princípios e requisitos contidos na legislação brasileira aplicável.
2. A QUEM SE APLICA
Este Aviso de Privacidade será aplicável quando você participar de um processo de recrutamento e seleção com a nossa organização através do nosso site “Trabalhe conosco”. No caso de você se candidatar a uma vaga através de outro portal de empregos ou redes sociais, você deve ter em conta que o referido site será capaz de manter seus dados pessoais. Qualquer uso de seus dados pelo site de emprego ou redes sociais estará de acordo com os respectivos avisos de privacidade. Havendo dúvidas quanto ao uso de seus dados pessoais por outro portal de emprego ou redes sociais, você deverá contatá-los por conta própria.
Este Aviso de Privacidade abrange os dados pessoais enviados à Fundacred para o processo de recrutamento e seleção.
Os dados pessoais coletados, de forma geral, são necessários para que seja realizada a triagem e escolha dos candidatos às vagas e consequente contratação do candidato que melhor se adequar à função, sempre respeitando a legislação trabalhista e demais legislações e regulamentos relacionados ao trabalho, bem como à legislação de proteção dos dados pessoais.
3. COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS
Normalmente, coletamos informações pessoais diretamente de você, por meio de troca de e-mail. Também podemos coletar dados através do seu perfil profissional, do nosso site (“Trabalhe Conosco”) disponível em plataformas sociais, plataformas de busca de candidato, por meio de consultorias, ferramentas de recrutamento e através de dados disponíveis ao público na medida em que sejam necessários e relevantes para o desempenho da posição em questão.
Poderemos coletar, ainda, informações por intermédio de plataforma para realização de testes comportamentais.
4. QUAIS DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS?
Informações coletadas sobre você:
Os dados pessoais tratados se limitarão ao necessário para cumprir as finalidades para as quais são coletados.
Podemos coletar e processar os seguintes tipos de informações sobre você:
- Quando se inscrever em uma de nossas vagas, seja através da nossa página “Trabalhe conosco”, um portal de emprego, via e-mail ou por qualquer outro meio, poderão ser coletados os seguintes dados:
- dados de identificação: nome, idade, gênero, documentos de identificação (CPF e RG), endereço.
- dados de contato: e-mail, telefone.
- experiências profissionais e acadêmicas: grau de instrução, comprovante de formação acadêmica, experiências profissionais passadas.
- conhecimentos e habilidades: certificados, preferências e interesses profissionais.
2. Se você entrar em contato conosco, podemos manter um registro dessa correspondência: histórico da conversa via e-mail, WhatsApp e telefone.
3. Caso determinado processo conte com a etapa de Video-Entrevista, podemos armazenar, durante o processo seletivo, as informações disponibilizadas: voz e imagem.
4. Podemos armazenar um registro do seu progresso nos processos de seleção nos quais você participa: registro de resultados de testes, vagas aplicadas.
5. Dados de tráfego, endereço IP, dados de localização, duração da atividade e outros dados de comunicação, sistema operacional, navegador da web, data e hora de acesso, dados sobre o dispositivo de acesso (modelo, fabricante, sistema operacional, tipo de navegador da web, tipo e velocidade da conexão.
Informamos que podemos coletar certos tipos de dados pessoais sensíveis (como dados sobre identidade de gênero, orientação sexual, origem racial, dados relacionados a necessidades especiais) para o gerenciamento de eventuais processos de recrutamento e seleção para vagas afirmativas e vagas para pessoas com deficiência. Você será informado previamente de que se trata de uma vaga deste tipo, e poderá se recusar a participar do processo ao não fornecer as informações. Todas as demais vagas não terão como exigência o fornecimento desse tipo de informação.
Informações que coletamos de outras fontes:
A tecnologia das ferramentas on-line de recrutamento permite-nos acessar bases de dados de CV de portais de emprego, universidades e outras fontes que você eventualmente pode estar cadastrado. Caso você esteja cadastrado nesses sites e de acordo com sua escolha de privacidade, podemos ter acesso ao seu CV e aos dados que você incluiu. Ressaltamos que não somos responsáveis por suas escolhas de privacidade perante estes terceiros. Em caso de dúvidas, favor contatá-los.
- Podemos também receber seus dados pessoais de terceiros, caso eles recomendem você como candidato para a nossa organização para uma posição específica ou, em geral, para trabalhar conosco. Neste caso, entraremos em contato com você, coletaremos e trataremos os seus dados pessoais conforme indicado neste aviso.
Além das situações elencadas acima, nós tratamos os seus dados pessoais para as seguintes finalidades:
a. para avaliar a sua candidatura e gerir o processo de seleção em relação ao cargo ao qual você se candidatou ou em relação à outras posições que temos disponíveis ou que podem estar disponíveis no futuro, e que podem ser de seu interesse.
b. para nos comunicarmos com você em relação aos nossos processos de seleção, seja por WhatsApp, e-mail ou outros meios.
5. FINALIDADES E BASES LEGAIS DO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS
Os dados pessoais coletados são para fins de recrutamento e realização do nosso processo de recrutamento e seleção. As bases legais para o tratamento são descritas abaixo:
Finalidade: Recrutamento e Seleção
Objetivo: Contratação de novos empregados, quando houver vaga aberta. Busca do candidato em plataformas sociais. | Base legal aplicável: Procedimentos preliminares relacionados a contrato (Art. 7º, V, LGPD).
Objetivo: Indicação de candidatos. | Base legal aplicável: Interesse Legítimo (Art.7º, IX, LGPD).
Objetivo: Realizar os procedimentos relacionados ao processo seletivo, incluindo a realização de testes. Busca de candidatos em plataforma de recrutamento. | Base legal aplicável: Interesse Legítimo (Art.7º, IX, LGPD).
Objetivo: Armazenamento do currículo no banco de currículo. | Base legal aplicável: Consentimento.
6. COM QUEM PODEMOS COMPARTILHAR SEUS DADOS?
Seus dados pessoais podem ser processados pelos provedores que nos fornecem serviços que são necessários para nos auxiliar nos propósitos indicados acima, tendo acesso limitado a essas informações e agindo de acordo com nossas instruções. Seus dados também podem ser compartilhados nos casos em que exista uma obrigação legal de fazê-lo.
Os dados pessoais poderão ser compartilhados com departamentos internos da Fundacred e entrevistadores envolvidos no processo de recrutamento e seleção e equipe de TI caso o desempenho da posição solicitada pressuponha acesso a bancos de dados e a outras ferramentas de segurança da informação.
Para realização do processo seletivo, poderemos utilizar serviços de recrutamento e seleção de terceiros, bem como de empresas para a realização de testes com quem compartilharemos seus dados pessoais, na medida estritamente necessária e apenas para as finalidades aqui previstas.
Seus dados pessoais serão armazenados em servidores seguros da Fundacred e de terceiros, quando aplicável. Quando fazemos isto, nos asseguramos de tomar todas as medidas contratuais cabíveis, sempre que necessário, para proteger os dados pessoais.
7. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS ENQUANTO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS?
São direitos dos titulares:
- Confirmação do tratamento de dados pessoais: você pode solicitar confirmação dos dados pessoais que tratamos de você.
- Acesso aos dados pessoais: é possível requisitar informações sobre os dados pessoais que possuímos relacionados a você.
- Correção de dados desatualizados, incompletos ou inexatos: caso identifique dados desatualizados, incompletos ou inexatos, pode solicitar correção, apresentando documento comprobatório, se necessário.
- Revogação do consentimento, quando aplicável: pode revogar seu consentimento, considerando que isso pode afetar as soluções que prestamos a você.
- Portabilidade dos dados pessoais.
- Exclusão de dados pessoais: quando estes forem tratados com base no consentimento do titular ou quando os dados forem desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação aplicável.
Em certas circunstâncias, poderemos reter algum de seus dados pessoais, mesmo após a solicitação de exclusão deles, em razão de obrigação legal ou para o exercício regular dos seus direitos. Caso isso seja necessário, você será informado.
8. POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
Caso o resultado do processo de recrutamento e seleção seja positivo e receba uma proposta de emprego, seus dados pessoais continuarão sendo armazenados pela Fundacred e serão transferidos para o departamento de Recursos Humanos / Departamento Pessoal.
Nosso processo seletivo é composto pelas etapas que podem ser verificadas aqui.
Caso você tenha participado somente da fase de recrutamento (aderência à vaga), sem ter continuidade no processo seletivo, seus dados pessoais serão excluídos dentro de 06 (seis) meses. Caso você tenha efetivamente participado do processo seletivo (com realização de teste comportamental, testes psicológicos, entrevistas, testes de conhecimentos específicos entre outros), sem que tenha recebido uma proposta de emprego, seus dados pessoais serão excluídos após 36 (trinta e seis) meses, contados a partir da finalização do referido processo.
Caso você não autorize a retenção do seu currículo ou não haja algum motivo legal para a referida retenção, o documento e todos os dados nele contidos serão definitivamente excluídos do nosso banco de dados.
9. COMO FUNCIONA A SEGURANÇA DOS SEUS DADOS PESSOAIS?
Para assegurar a proteção de suas informações pessoais, comunicamos nossas diretrizes de privacidade e segurança a colaboradores e parceiros comerciais. Implementamos rigorosas medidas de precaução dentro da Fundacred, visando proteger suas informações e aquelas confiadas por nossos clientes e parceiros. Adotamos abordagens físicas, técnicas e organizacionais para mitigar riscos de perda, uso inadequado, acesso não autorizado, divulgação e alteração indevida desses dados. Além disso, limitamos o acesso a seus dados pessoais apenas ao pessoal que esteja envolvido no recrutamento e seleção e necessite acessá-los para o efetivo desenvolvimento do processo. Eles tratam seus dados pessoais sob nossas instruções específicas e estão sujeitos a um dever de confidencialidade.
Adotamos procedimentos para lidar com qualquer suspeita de violação de segurança ou vazamento de dados.
10. ENTRE EM CONTATO CONOSCO
A controladora dos seus dados pessoais, ou seja, a instituição responsável por tomar as decisões sobre o tratamento dos seus dados pessoais, será a FUNDAÇÃO DE CRÉDITO EDUCATIVO, inscrita no CNPJ nº 88.926.381/0001-85.
Disponibilizamos abaixo os dados de contato do Encarregado de Dados Pessoais (DPO), sendo este o responsável por atender toda e qualquer solicitação por parte dos titulares ou da Autoridade Nacional de Proteção de Dados que estejam relacionados com dados pessoais. Para qualquer dúvida, solicitação ou reclamação referente ao tratamento de dados pessoais, favor entrar em contato com nosso Encarregado de Dados Pessoais.
DPO EXPERT (www.dpoexpert.com.br): privacidade@fundacred.org.br
Caso você queira exercer algum de seus direitos, preencha o Formulário de Requisição de Dados (DSAR) disponível aqui.